Inspirações

Teori Zavascki

Teori Zavascki, nascido no dia 15 de agosto de 1948 em Faxinal dos Guedes (SC), filho de Severino Zavascki (descendente de poloneses) e Pia Maria Fontana (descendente de italianos), teve três filhos com sua esposa Sra. Liana Maria Prehn Zavascki, foi bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na turma de 1972. Concluiu o mestrado nos anos 2000 e o doutorado em 2005, ambos em Direito Processual Civil, pela mesma instituição em que concluiu o bacharelado.

Foi advogado do Banco Central entre os anos de 1976 e 1989. Em 1979, após aprovação em concursos públicos de provas e títulos, foi nomeado para os cargos de juiz federal e consultor jurídico do Estado do Rio Grande do Sul, porém não tomou posse, optando por permanecer no Banco Central. Ingressou na magistratura em 1989, no cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal da 4º Região, por meio no quinto constitucional, tendo presidido a corte de 2001 a 2003, ano que deixou o cargo. Em 2002, foi indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, tendo permanecido nesta corte até 2012, ano em que foi indicado pela presidente Dilma Rousseff ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Nesta corte, além da relatoria da Lava Jato, também foram notórias sua decisão de negar a anulação do processo de impeachment de Dilma Rousseff e a determinação do afastamento de Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados, do mandato de deputado federal.

Na academia, lecionou a disciplina Introdução ao Estudo de Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos desde 1980 até 1987, e direito processual civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1987 a 2005, e de 2013 até sua morte. Faleceu em um acidente aéreo em Paraty, município do estado do Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro de 2017.

 
 

Veja também: