Inspirações

Jaime Lerner

Jaime Lerner, nascido no dia 17 de dezembro de 1937, em Curitiba (PR), filho de Félix Lerner e de Elza Lerner, ambos imigrantes judeus de origem polonesa, foi pai de duas filhas com sua esposa Sra. Fani Lerner, foi bacharel em engenharia civil na turma de 1961 e bacharel em arquitetura na turma de 1964, ambas na Universidade Federal do Paraná.  Em 1965, Lerner participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), sendo responsável pelo Plano Diretor da cidade.

Lerner foi professor, arquiteto, engenheiro civil, urbanista e político brasileiro afiliado ao Democratas (DEM). Foi prefeito de Curitiba em três ocasiões e governador do Paraná durante dois mandatos. Foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo edifício-sede da Polícia Federal em Brasília em 1967. Em 2007, recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca. Recebeu doutorados honorários da Universidade Técnica de Nova Scotia e da Universidade de Tecnologia de Cracóvia, além de ser membro honorário do Royal Institute of British Architects, do American Institute of Architects e do Royal Institute of Architects of Canada.

Sobre sua carreira política, em 1971 Lerner filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), quando foi nomeado prefeito biônico da capital paranaense. Em seu primeiro mandato a frente da prefeitura de Curitiba, efetuou uma obra controversa para a época, mas que se tornou, com o passar do tempo, um dos principais cartões postais de Curitiba: O calçamento da Rua XV de Novembro. A rua foi aberta com exclusividade aos pedestres em 20 de maio de 1972. Outra importante obra de seu primeiro mandato a frente da capital paranaense foi a abertura de vias exclusivas para os ônibus urbanos, ocorrido em setembro de 1974, que perdura até os dias atuais.

Em 1979 foi nomeado para seu segundo mandato como Prefeito de Curitiba, desta vez efetuando projetos como a implementação da linha de ônibus interbairros, construção de ciclovias, implementação da Rede Integrada de Transportes com tarifa única, linha do estudante e zoológico de Curitiba. Todas essas obras permanecem até os dias de hoje.

Em 1988 foi eleito para seu terceiro mandato a frente da Prefeitura de Curitiba. Neste novo mandato foram realizadas construções que se tornariam não só ícones para a cidade de Curitiba, mas também para a arquitetura brasileira. Foi inaugurado em setembro de 1991 a Rua 24 horas, em outubro do mesmo ano o icônico Jardim Botânico de Curitiba, e em 1992 a Ópera de Arame.

Eleito governador do Estado do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner promoveu a maior transformação econômica e social da história do Estado. Apoiado em uma política de atração de investimentos produtivos, o Paraná se consolidou como um novo polo industrial do País, contabilizando investimentos de 20 bilhões dólares entre o período de 1995 a 2001. A exemplo da experiência bem sucedida de Curitiba, o governador Jaime Lerner preocupou-se em resolver problemas de transporte, uso do solo, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização como um todo. Essa preocupação, intensa principalmente na área social, de educação e de atenção à criança, renderam ao Governo do Paraná o prêmio Criança e Paz da Unicef, para os programas "Da Rua para a Escola", "Protegendo a Vida" e "Universidade do Professor". Admitido à Ordem do Mérito Militar em 1993 no grau de Comendador especial pelo presidente Itamar Franco, Lerner foi promovido em 1995 por Fernando Henrique Cardoso ao grau de Grande-Oficial especial.

Lerner ficou afastado da política nos últimos anos de vida. Desde que se afastou do cargo público, passou a atuar no desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo para os setores público e privado de diversas cidades no Brasil e no exterior, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Havana (Cuba), Caracas (Venezuela), Xangai (China), Luanda (Angola), David (Panamá), Mazatlán (México) e Santiago de los Caballeros (República Dominicana).

Em março de 2021, Lerner teve Covid-19, mas na ocasião apresentou somente sintomas leves da doença. Lerner faleceu na madrugada do dia 27 de maio de 2021 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba. Estava internado desde o dia 21 de maio após apresentar um quadro de febre. Lerner vinha fazendo hemodiálise. A causa da morte, segundo o Hospital, foi em decorrência de complicações de doença renal crônica.

O Governo do Estado do Paraná decretou luto oficial de três dias. O governador Ratinho Júnior (PSD), escreveu: "O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado". O velório do político foi realizado na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, o sepultamento no Cemitério Israelita do Santa Cândida.


Veja também: