Inspirações

Charles Chaplin

Charles Spencer Chaplin, Jr., ou apenas Charles Chaplin (como é mais conhecido), nasceu no dia 16 de abril de 1889, em Londres (Inglaterra), filho de Charles Chaplin Sr. e Hannan Hill, foi pai de 11 filhos e casado 4 vezes, sendo a última com Oona O’Nell, com quem esteva junto por 34 anos, até sua morte em 25 de dezembro de 1977.

Charles Chaplin foi ator, cineasta, roteirista, diretor, editor, comediante, compositor e músico britânico. Chaplin atuou no cinema na época em que os filmes eram mudos, sendo lembrado pela sua mímica e comédia pastelão. Chaplin atuava, dirigia, escrevia, produzia e financiava seus próprios filmes.

Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 55 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam".


Veja também: